25/03/2025

Projeto AGROvila dinamiza mercados no Algarve e aproxima produtores e consumidores

A Associação In Loco, no âmbito do projeto AGROvila, marcou presença no 1º Mercado do Caldeirão, que decorreu a 23 de março de 2025 no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, a convite da Confraria da Serra do Caldeirão.

Em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e sob a orientação do Chef Abílio Guerreiro, foi apresentada uma demonstração gastronómica que valorizou produtos locais e serranos, com o prato “Secretos com compota picante de Cardo e Dióspiro, Papas de Batata com broa, Chouriço e Toucinho”. A iniciativa pretendeu destacar a versatilidade dos ingredientes endógenos e sensibilizar para práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis.

Esta foi a primeira de várias atividades que o projeto AGROvila está a organizar em mercados da região, promovendo a escuta ativa e a criação de comunidades de consumo em circuitos curtos, aproximando agricultores e consumidores em prol de uma economia mais justa e sustentável.

Sobre o projeto AGROvila:
O AGROvila, financiado pelo Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria, é um projeto de âmbito nacional que visa facilitar o acesso dos pequenos produtores locais ao mercado a preços justos, criando redes de consumo de proximidade suportadas por uma plataforma digital inovadora. Coordenado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC) e em parceria com a Associação In Loco, Cascais Ambiente, Ciclo Puro, New Organic Planet, Confederação Nacional da Agricultura, CCDR Centro, Dream Baler, Instituto Politécnico do Porto, IOTECHPIS e Maria na Terra da Flaminga, o projeto aposta na capacitação dos agricultores e na dinamização de modelos de consumo mais justos e sustentáveis.

Share on:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn