Objetivos do Projeto AgroVila

You are here:

Sistema digital open source

Desenvolvimento de um sistema digital open source para agregar a produção e encurtar os circuitos de comercialização, organizando a produção familiar, a distribuição, o transporte e a entrega.

Logística otimizada

Processo logístico com técnicas de inteligência artificial, rentabilizando infraestruturas locais pré-existentes, como armazéns e centros logísticos e de transporte.

O projeto AgroVila visa construir um sistema apoiado em tecnologia digital que viabilize e otimize circuitos curtos em grupos constituídos por agricultores familiares e consumidores, de forma que os produtores recebam uma remuneração justa, que haja transparência no processo e que os sistemas alimentares territoriais sejam valorizados.

Pretende-se desenvolver um sistema digital open source que permitirá agregar a produção e encurtar os circuitos de comercialização, organizando a produção familiar, a distribuição, o transporte e a entrega (Objetivo Operacional 1).

Trata-se de um sistema que recria, virtualmente, os antigos mercados de rua e mercearias de esquina, pelo que a inovação organizacional será feita na perspetiva daa satisfação das necessidades e expectativas dos consumidores.

No processo logístico, que incluirá técnicas de inteligência artificial e tecnologia da IoT, serão envolvidas as organizações de agricultores de forma a rentabilizar infraestruturas locais pré-existentes, como armazéns e centros logísticos e de transporte (Objetivo Operacional 2).

O sistema desenvolvido terá as seguintes características:

  • Market Creator (B2C) – onde os agricultores familiares se inscrevem com o objetivo de vender os seus produtos, beneficiando assim do fator de escala providenciado pela cooperativa de plataforma. Um consumidor terá 2 opções: ou escolhe os produtos que deseja no catálogo tendo em conta o agricultor preferido, ou escolhe os produtos disponíveis, independentemente do produtor. Na primeira opção, caso um consumidor deseje adquirir um produto cuja quantidade não possa ser disponibilizada pelo agricultor que escolheu, o sistema agrega automaticamente produtos de outros agricultores para apresentar a oferta possível. Serão usados algoritmos inteligentes para que o sistema possa conjugar as quantidades, a diversidade e o centro logístico a que estão agregados os agricultores em questão, de forma a dar resposta ao pedido de cada consumidor;
  • Community Provider (B2C) – onde os agricultores com o seu perfil de utilizador comunicam com a comunidade (parceiros e consumidores) de uma forma bidireccional;
  • E-procurement (B2B) – onde os agricultores acedem a um espaço virtual de procurement, em que os players serão eles mesmos (podem vender entre eles) ou ainda organizações interessadas em revender. Este mercado dará a possibilidade de agregação entre agricultores na compra, para poderem beneficiar do fator de escala.