14/12/2023

Ativação do Projeto Piloto de Trás-Os-Montes

No dia 7 de dezembro a Associação de Apoio ao Desenvolvimento e Gestão Agrário de Trás-dos-Montes e Alto Douro (AGRITAD) em Vila Real foi palco de um evento crucial para o Projeto AgroVila: O arranque do projecto piloto de Trás-Os-Montes. Realizaram-se duas reuniões, uma com um grupo de produtores da região e outra de consumidores de circuitos curtos. O objectivo destas reuniões foi o de definir os requisitos da plataforma AgroVila e do modelo de negócio do projeto.

O primeiro grupo focal teve início às 14h30 tendo como participantes os produtores. A discussão aberta entre eles abordou desafios específicos, incluindo questões logísticas que se mostraram recorrentes em todos as reuniões dos outros projectos piloto. Os produtores foram questionados sobre as suas dificuldades em termos de comercialização, práticas de venda direta e o combate ao desperdício. A logística emergiu como um desafio central, evidenciando a complexidade enfrentada por muitos nesse aspeto. No entanto, os produtores viram a ideia de aderir à plataforma Agrovila, de comercialização de produtos de agricultura familiar, positiva, referindo o potencial impacto positivo que a iniciativa pode ter na comunidade agrícola local.

Após a primeira reunião, os produtores e os consumidores desfrutaram de um lanche conjunto, criando um ambiente propício para diálogos e até mesmo oportunidades de venda direta.

AgroVila Focus Group Vila Real
AgroVila Focus Group Vila Real Agricultores
AgroVila Focus Group Vila Real Compradores
AgroVila Focus Group Vila Real Produtores

A segunda reunião iniciou-se às 17h30, desta vez com os consumidores. Uma conclusão clara foi que os consumidores ainda não realizam compras agroalimentares em plataformas online, optando por grandes superfícies. A falta de confiança nessas plataformas foi destacada como um receio significativo, levando os participantes a expressar o desejo de auditorias regulares para garantir segurança e confiança na plataforma AgroVila.

O evento foi um sucesso, revelando perspectivas valiosas que orientarão o desenvolvimento futuro do Projeto AgroVila. A colaboração ativa dos produtores e dos consumidores fortaleceu a visão de uma plataforma que atenda às necessidades e preocupações de ambas as partes. A plataforma AgroVila assegurará a confiança dos compradores e a disponibilidade de diversos produtos como legumes, frutos e outros produtos agrícolas e procurará revolucionar a relação entre agricultores familiares e consumidores.