O projecto AGROVILA arrancou no passado dia 7 de novembro, em Avis, Portalegre, com o seu terceiro Projeto Piloto, realizando dois grupos focais. Estes grupos focais tiveram como objetivo auscultar Agricultores Familiares por um lado e Consumidores por outro, sobre o que desejariam poder fazer (tipo de compras e de venda, ferramentas de dinamização de comunidade) no Marketplace AGROVILA. O objetivo de ouvir os intervenientes do Markeplace é o de construir esta ferramenta digital como um instrumento inclusivo e adaptado às diferentes realidades.
Estes Grupos Focais têm também por objetivo a dinamização de Projetos Piloto que façam a testagem da plataforma, mas também que, venham a servir de casos de implementação da metodologia AGROVILA.
Para além da auscultação de cerca de uma centena de pessoas, entre consumidores e produtores, o consórcio AGROVILA está a realizar um conjunto de entrevistas individuais:
- a entidades que possam dar suporte às questões logísticas implicadas desde a saída dos produtos das explorações agrícolas até à sua chegada a casa dos consumidores;
- a líderes de grupos de consumidores que partilhem as suas experiências nas dinâmicas já existentes no terreno;
- a facilitadores do processo de compra-venda, indivíduos do contexto do circuito-curto, tais como: trabalhadores digitais, trabalhadores agrícolas sazonais, trabalhadores para montagem de encomendas.