A segunda parte da manhã foi passada nas instalações do senhor Celso Santos, a saber mais sobre o trigo barbela e produção de pão de forma tradicional.
Primeiramente, a equipa fomos percebeu como é que o trigo é filtrado, incluindo a maquinaria utilizada no processo, e depois presenciou – in loco – como é que o senhor Celso faz o pão, com direito a prova.
Uma curiosidade retida pela equipa foi a já sinergias estabelecida entre produtores locais, pois a farinha utilizada para o pão do senhor Celso vem precisamente do senhor Paulo.
Após conhecer as farinhas do senhor Paulo Horta e o pão tradicional do senhor Celso Santos, a equipa almoçou nas imediações do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras . Este foi um importante momento de convívio entre participantes, mas também de reposição de energias para a sessão que se seguiria: o foccus group.
A abertura da sessão ficou a cargo da Inês Valente, parceira do projeto que está ligada à Cascais Ambiente.
A professora Isabel Dinis, representante do Instituto Politécnico de Coimbra e do CERNAS, foi a moderadora do focus group.
A professora Mariana Curado Malta, representante do Instituto Politécnico do Porto e do CEOS.PP, participou e debateu com os vários participantes, fazendo-se acompanhar dos bolseiros de investigação do CEOS.PP, Fábio Couto e Marco Oliveira.
O parceiro IOTech marcou presença com a participação à distância do seu representante, Filipe Portela.
Começamos por conhecer melhor os produtores locais que estavam a participar nesta atividade. Cada um deles apresentou-se brevemente e deu a conhecer as suas principais dificuldades em termos de negócio. De seguida, focamo-nos em entender como a plataforma AgroVila poderia ir de encontro às necessidades destes mesmo produtores.
Esta atividade permitiu uma primeira interação entre a equipa responsável pelo projeto AgroVila e os produtores locais. As trocas de informação decorreram de forma bidirecional e houve espaço para debater ideias e perspetivas.
A equipa do projeto AgroVila agradece aos participantes pelo tempo despendido e pela participação ativa na atividade, ela permitiu recolher informação importantíssima para o nosso trabalho.
Fotografias: cortesia de Even Dretvik