21/08/2023

Ativação do Projeto Piloto da Região Oeste

No dia 07 de julho de 2023 a equipa e parceiros do projeto AgroVila fizeram a primeira visita de campo.

Com o intuito de conhecer melhor os agricultores que irão colaborar no desenvolvimento da plataforma do projeto AgroVila, a manhã foi passada a visitar as produções dos seus parceiros. A visita começou pela produção de farinha do senhor Paulo Horta. Aqui, foi explicado o processo de filtragem, produção e armazenamento de farinha. Iniciando a visita pela zona de armazenamento da farinha, deu-se a visita guiada ao moinho tradicional do senhor Paulo, e, ainda, a zona das máquinas, onde a farinha toma forma.
Armazém do senhor Paulo Horta
Reunião de equipa
Moínho tradicional do senhor Paulo Horta
Zona das máquinas do senhor Paulo Horta

A segunda parte da manhã foi passada nas instalações do senhor Celso Santos, a saber mais sobre o trigo barbela e produção de pão de forma tradicional.

Primeiramente, a equipa fomos percebeu como é que o trigo é filtrado, incluindo a maquinaria utilizada no processo, e depois presenciou – in loco – como é que o senhor Celso faz o pão, com direito a prova.

Uma curiosidade retida pela equipa foi a já sinergias estabelecida entre produtores locais, pois a farinha utilizada para o pão do senhor Celso vem precisamente do senhor Paulo.

Demonstração do trigo antes da filtragem
Filtragem do trigo
Observação da máquina de filtragem do trigo
Detalhe das sementes utilizadas para fazer pão
Produção de pão
Processo tradicional de produção de pão
Ingredientes utilizados para a produção de pão
Pão produzido pelo senhor Celso Santos

Após conhecer as farinhas do senhor Paulo Horta e o pão tradicional do senhor Celso Santos, a equipa almoçou nas imediações do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras . Este foi um importante momento de convívio entre participantes, mas também de reposição de energias para a sessão que se seguiria: o foccus group.

Convívio de almoço entre participantes

A abertura da sessão ficou a cargo da Inês Valente, parceira do projeto que está ligada à Cascais Ambiente.

A professora Isabel Dinis, representante do Instituto Politécnico de Coimbra e do CERNAS, foi a moderadora do focus group.

A professora Mariana Curado Malta, representante do Instituto Politécnico do Porto e do CEOS.PP, participou e debateu com os vários participantes, fazendo-se acompanhar dos bolseiros de investigação do CEOS.PP, Fábio Couto e Marco Oliveira.

O parceiro IOTech marcou presença com a participação à distância do seu representante, Filipe Portela.

Começamos por conhecer melhor os produtores locais que estavam a participar nesta atividade. Cada um deles apresentou-se brevemente e deu a conhecer as suas principais dificuldades em termos de negócio. De seguida, focamo-nos em entender como a plataforma AgroVila poderia ir de encontro às necessidades destes mesmo produtores.

Início da sessão do Focus Group
Participantes do Focus Group
Participantes do Focus Group a partilhar ideias

Esta atividade permitiu uma primeira interação entre a equipa responsável pelo projeto AgroVila e os produtores locais. As trocas de informação decorreram de forma bidirecional e houve espaço para debater ideias e perspetivas.

A equipa do projeto AgroVila agradece aos participantes pelo tempo despendido e pela participação ativa na atividade, ela permitiu recolher informação importantíssima para o nosso trabalho.

Troca de ideias

Fotografias: cortesia de Even Dretvik

Add Your Heading Text Here

Share on:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn